Filo Annelida

Características Gerais:


- triblásticos;

- celomados;

- possuem simetria bilateral;

Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre.

Imagem relacionada


Os anelídeos apresentam sistema digestório completo. Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes. O modo de alimentação varia conforme a espécie, mas podem ser herbívoros, carnívoros e hematófagos. Além do tubo digestório completo, têm um sistema circulatório fechado, isto é, têm boca e ânus e também apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro dos vasos. 

Imagem relacionada

O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida. Essa é uma característica importante da respiração cutânea - respiração realizada através da pele, pois os gases respiratórios não atravessam superfícies secas. Os representantes do grupo que vivem em ambientes aquáticos fazem a respiração por meio de brânquias. O sistema nervoso do tipo ganglionar é composto por um par de gânglios cerebrais, de onde partem dois cordões nervosos ventrais. Ao longo dos cordões, há um par de gânglios em cada anel.


Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada e recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente.



Filo Mollusca

Características gerais:


·        Mais de 150 mil espécies descritas.
·        Os moluscos mais conhecidos são as lulas, ostras, mexilhões, caramujos, lesmas e polvos.
·        A maioria das espécies vive no mar, em águas rasas ao longo do litoral, mas também as que vivem em água doce e em solo úmido;
·        Reúne animais com corpo de consistência macia, protegido em geral por uma concha calcária.
·        Corpo é dividido em cabeça, pé e saco visceral
·         Seu revestimento, denominado manto ou pálio: dobra da epiderme que secreta a concha calcária.
·        São animais triblásticos com simetria bilateral  e protostômios.

Novidades evolutivas:


·        Celoma: Cavidade do corpo revestida pela mesoderme
·        Consequências:
1)    Desenvolvimento maior dos órgãos internos


2)    Sistema circulatório: distribuição de nutrientes e gases mais eficiente. Poder:

Sistema Circulatório Aberto: nas classes Gastropoda e Bivalvia

·     lacunas ou hemocelas
·     hemolinha banha os órgãos
·     retorno via aberturas do coração

Sistema Circulatório Fechado: na classe Cephalopoda

·     sistema contínuo de vasos
·     o sangue leva os o2 e nutrientes até os capilares onde ocorrem as trocas.



Classes:


Filo Arthropoda

Características gerais:


  Mais de 1 milhão espécies descritas sendo em sua maioria, insetos com 900 mil espécies.
  Podem ser encontrados em quase todos os habitats da Terra.
  Primeiros a ocupar definitivamente todos os ambientes de terra firme.
 São animais triblásticos celomados, ou seja, possuem os três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endorme) e cavidade corporal.
  Apresentam simetria bilateral, sendo divididos longitudinalmente em partes iguais.
  Sistema digestório completo, com boca e ânus è digestão somente extracelular
  Sistema circulatório é ABERTO, no qual o líquido chamado hemolinfa é bombeado por um coração para artérias curtas e então para espaços chamados de sinus, que circundam tecidos e órgãos.
  Corpo dividido em segmentos ou metâmeros (METAMERIA).



Novidades evolutivas:

 EXOESQUELETO
 Armadura resistente formada por quitina (polissacarídeo com nitrogênio) secretado pela epiderme e disperso em camadas sobre a superfície corporal.
  CONSEQUÊNCIAS: 
1) Musculatura bem desenvolvida localiza-se no lado interno do exoesqueleto, usando-o como ponto de apoio para a mesma.
1.1) Entre os segmentos corporais e os dos apêndices, existem lâminas da cutícula mais finas e flexíveis, permitindo a articulação entre os segmentos enrijecidos.
2) Proteção não somente contra agressões, mas também contra a desidratação.
3) Artrópodes cujos os apêndices não tem ramificação são chamados de unirremes e aqueles cujos os apêndices podem ser formados por dois ramos são denominados birremes.

4) MUDA ou Ecdise é a troca de exoesqueleto para o crescimento, pois o mesmo não se expande. Assim os artrópodes crescem somente logo após a troca e, quando o exoesqueleto torna-se rígido de novo, eles param de crescer.

Subfilos:



Filo Nematoda



Características Gerais:


O Filo Nematelminthes (do grego, nematos, fio, e helminthes, verme) reúne animais triblásticos, com simetria bilateral, de corpo cilíndrico, alongado e extremidades afiladas. O tamanho pode variar de 1mm até mais de 1m de comprimento.
Há cerca de 90 mil espécies descritas, mas os biólogos acreditam que esse número possa ser 10 vezes maior. Isso os colocaria em segundo lugar em número de espécies, atrás apenas dos artrópodes.
A maioria dos nematódeos tem vida livre, sendo alguns dos animais mais cosmopolitas, encontrados na maioria dos ambientes aquáticos e nos solos úmidos e ricos em matéria orgânica.  Desempenham um importante papel na decomposição e no ciclo de nutrientes.
Existem muitas espécies de endoparasitas de plantas e animais. Por exemplo, só os humanos são parasitados por mais de 50 espécies, entre elas a famosa lombriga. Muitas espécies parasitas de plantas são consideradas pragas nas produções agrícolas. 
O corpo dos nematelmintos pode ser descrito como “tubo dentro de outro tudo”. O tubo interno é o intestino que inicia na boca e termina no ânus. O tubo externo é a parede do corpo. Entre eles, há uma cavidade cheia de líquido, denominada pseudoceloma.
Embora possuam canal alimentar, eles não tem sistema circulatório. Os nutrientes são transportados pelo corpo através do líquido do pseudoceloma.
Apresentam músculos longitudinais e sua contração produz um movimento do tipo “chicote”.
A parede do corpo é revestida externamente por uma epiderme e esta coberta por uma cutícula dura. Quando o animal cresce, perde-se a cutícula e uma nova e maior é secretada.
Não apresentam órgãos especializados para trocas gasosas. Oxigênio e gás carbônico são, respectivamente, absorvidos e eliminados por difusão ao longo da superfície do corpo, isto é, apresentam respiração cutânea.

Novidades Evolutivas:


Os nematelmintos apresentam duas grandes novidades evolutivas:
- o pseudoceloma, cavidade corporal preenchida de líquido;
- o sistema digestório completo, no qual há uma abertura para a entrada de alimento, a boca, e outra para a eliminação dos resíduos de digestão, o ânus.



Outra característica do filo é que não possuem células ciliadas ou flageladas, nem mesmo os espermatozoides, que se locomovem por pseudópodes.

Reprodução:


Em geral, reproduzem-se sexuadamente por fertilização interna.
Na maioria das espécies, os sexos são separados e as fêmeas maiores que os machos, ou seja, apresentam dimorfismo sexual. Uma fêmea pode depositar 100.000 ou mais ovos fertilizados (zigotos) por dia. Os zigotos costumam ser células resistentes que sobrevivem a condições adversas.