Filo Platelmintos

Filo Platelmintos



  • Simetria bilateral;
  • Tendência a cefalização;
  • Triblásticos. Mesoderme embrionária origina parênquima, ectoderme origina epiderme e endoderme origina tubo digestório;
  • Acelomados;
  • Sistema digestório: tubo digestório incompleto (boca é a única abertura). Boca se encontra na metade do corpo e a faringe pode se estender para fora. As células da parede intestinal secretam enzimas que realizam uma digestão extracelular enquanto os fragmentos restantes são fagocitados em uma digestão intracelular. Em parasitas, a faringe costuma estar na extremidade anterior e não é extensível, além disso muitas vezes não se observam estruturas que digerem o alimento porque ela já vem digerido pelo hospedeiro e penetra por difusão o corpo do ser.
  • Sistema excretor: formado por túbulos ramificados com uma extremidade fechada e outra aberta em poros na superfície corporal. As excretas vêm dos tecidos para os túbulos. Nas extremidades fechadas, estruturas denominadas bulbo-flamas que possuem flagelos causam agitações que auxiliam na eliminação das excretas através dos poros.
  • Sistema nervoso: há gânglios cerebrais na extremidade anterior do corpo e cada um origina um cordão nervosos longitudinal. Nervos conectivos ligam os dois cordões.
  • Sistema sensorial: formado pelos ocelos, estruturas da região dorsal, que são sensíveis a luz e não formam imagens. Nas planárias, ainda há, nas extremidades laterais, as aurículas.
  • Sistema reprodutor: maioria é hermafrodita e realiza a fecundação cruzada. Órgãos reprodutores masculinos: testículos que são ligados por canais a uma vesícula seminal e depois para um pênis. Órgãos femininos: ovários ligados por ovidutos à vagina. Nos ovidutos, abre-se o poro genital que pode ser unido ao poro genital masculino.




Classificação


  • Turbelários: o maior exemplo são as planárias. Eles são de vida livre, o corpo é achatado e recoberto por epiderme com cílios e células que produzem muco. A locomoção ocorre por nado ou rastejamento. Esses seres são carnívoros, para se alimentarem eles envolvem o alimento e nele estendem a faringe. Os nutrientes são difundidos na parede intestinal e, com o auxílio do intestino, eles chegam por difusão em todas as células. Trocas gasosas através da superfície corporal. Além da reprodução sexuada por cruzamento, eles também realizam a reprodução assexuada, que consiste na sua capacidade de regeneração.


  • Trematódeos: parasitas que vivem no corpo de vertebrados. Muitos possuem ciclo de vida com dois hospedeiros distintos. Em um primeiro momento eles infestam seu hospedeiro intermediário na forma larval onde sofrem metamorfose ou se multiplicam assexuadamente. Depois eles infestam o hospedeiro definitivo no qual o parasita atinge a forma adulta e passa a se reproduzir sexuadamente.


  • Cestódeos: são vermes, as tênias ou solitárias, que têm o corpo achatado em forma de fita e órgãos sensoriais reduzidos.  Não possuem tubo digestório, pois recebem alimento já digerido do hospedeiro.