Protocordados


Protocordados

A principal característica dos protocordados é a ausência de crânio e coluna vertebral, ou seja, são invertebrados. Os protocordados não apresentam uma cabeça diferenciada. Alguns, como o anfioxo, possuem o formato do corpo que lembra ao de peixes. Os protocordados costumam viver no litoral, enterrados na areia ou fixos às rochas e algas. Podem ser encontrados em vida livre ou formando colônias. Os protocordados realizam reprodução sexuada com fecundação externa. Em alguns casos, como ocorre em Ascídias, podem apresentar reprodução assexuada por brotamento.
- Presença de notocorda (corda dorsal);

- Sistema nervoso com posição dorsal (tubo nervoso dorsal);

- Presença de fendas branquiais (pequenos buracos presentes nas faringes e responsáveis pela respiração ou filtração de alimentos);

- Ausência de caixa craniana;

- Não possuem encéfalo;

- Ausência de coluna vertebral (como ocorre nos animais vertebrados).




Urocordados (Urochordata ou tunicata)



- Principais características: presença de notocorda na fase larval (na fase adulta perde a notocorda) restrita a área caudal. Outra característica e a existência de corpo saculiforme (formato de pequeno saco).

- Exemplo: Seringas-do-mar (ascídia).





Cefalocordados (Cephalochordata)



- Principais características: Possuem corpo com formato achatado. Existência da notocorda da cabeça a cauda até a fase adulta.

- Exemplo: Anfioxo (também conhecido como animal filtrador).



FONTE:
https://www.todamateria.com.br/protocordados/
https://www.todabiologia.com/zoologia/protocordados.htm